Se você é gestor de RH e T&D, se depara com a rotina diária de capacitar pessoas. Mas a pergunta é, como treinar cada vez mais, tornando o aprendizado mais eficiente.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas, para te ajudar a reduzir a Curva de Aprendizagem da Sua Equipe!
Confira a seguir:
1- Formação de Mentores
Investir na formação de mentores é uma excelente ideia para a redução da curva de aprendizagem, pois esses profissionais conseguirão instruir e conduzir o ensino, do início ao fim, de uma forma mais assertiva.
2- Identifique Competências
Identifique os pontos fracos e fortes de cada colaborador e trabalhe o aprendizado com base nas competências que possuem. Explore essas habilidades e elabore métodos de ensino focados no desenvolvimento individual, com o intuito de despertar um maior interesse no conteúdo e reduzir o tempo de capacitação.
3 – Tecnologia
É muito comum a presença da tecnologia na educação corporativa.
A gamificação, contendo pontuação e ranking, o ensino com uma comunicação clara e moderna, ferramentas práticas e intuitivas, por exemplo, são diferenciais para o engajamento de colaboradores e para a redução do tempo de aprendizado.
4 – Metas Individuais
Estipular metas individuais é uma boa forma de conhecer melhor o profissional e as experiências ou habilidades que possui.
Assim como a gamificação, esse “desafio” se torna um estímulo e incentiva o colaborador na realização de atividades que contribuirão para o aprendizado, seja ele teórico ou prático.
5 – Estruturação de Onboarding
A recepção de um novo funcionário, para ser proveitosa, requer um onboarding estratégico.
Ao invés de encher um novo colaborador com nomes e muitas informações de atividades, é melhor trilhar um caminho onde a pessoa receba apenas informações básicas, sinta um bom clima organizacional e tenha o apoio do líder e da equipe para o que precisar.
Esse conjunto de detalhes contribuirá, indiretamente, para um aprendizado ágil, descontraído e eficaz.