dê um Zoom

Fique por dentro das novidades de T&D

6 dicas para seu programa de onboarding online funcionar de verdade

Sempre que precisamos criar conteúdos para a formação de novos colaboradores, qual a primeira pergunta que fazemos?

Se respondeu “O que preciso fazer para meu conteúdo realmente funcionar?”, você está no lugar certo!

Sabemos que na indústria do ensino digital, há sempre algumas tecnologias dominando o mercado, além de novas tendências surgindo a todo momento. Portanto, todos nós precisamos estar antenados para implementarmos o mais rápido possível estas novidades, fazendo nossos programas de onboarding realmente se tornarem um sucesso, trazendo resultados efetivos para a organização.

Por isso, separamos algumas dicas de tendências em tecnologia educacional, que farão a aprendizagem de seus alunos decolar de verdade, além de engajá-lo para que busquem por mais conhecimento, sempre.

6 dicas para seu programa de onboarding online funcionar de verdade

1 -Escolha o formato correto

O primeiro item e talvez o mais importante: Planejar em qual ou quais mídias você pretende lançar seu conteúdo. A maneira como os novos colaboradores consumirão estas informações pode fazer toda a diferença.

Pensando neste cenário, utilizar mídias que estão bombando e são muito bem aceitas pelo seu público, como podcasts, videoaulas curtas ou até mesmo web séries que abordem o assunto direto ao ponto, separados em pequenos capítulos para consumo rápido, pode ser o fator chave para o seu programa de onboarding funcionar.

Devido a falta de tempo e principalmente as distrações existentes quando falamos do modelo de trabalho home office, é essencial reter a atenção do aluno em pequenas porções. Desta maneira, é mais fácil se aprofundar em um assunto e ter foco total de quem irá aprender.

2 – Aprendizado baseado em cenário

O Aprendizado baseado em cenário, também conhecido como aprendizado de estudo de casos, pode não ser considerado um formato tão inovador, pois muitas estratégias educacionais utilizam-se deste recurso, mas vale prestar bem a atenção em alguns detalhes.

Um dos seus pontos fortes é que pode realmente ajudar no ensino dos alunos, inserindo-os em situações reais do dia a dia, facilitando ainda mais o aprendizado através da observação e imersão.

Observamos resultados ainda mais fantásticos quando abordamos temas como gerenciamento de projetos ou liderança.

Muitos especialistas preveem que veremos um crescimento substancial nas salas de aula virtuais em relação às tradicionais nos próximos anos, mudança que impactará positivamente a maneira de como ensinamos à distância, pois permitirá muito mais interação entre educadores e alunos no ambiente online.

3 – Soluções personalizadas para cada um dos públicos

Cada vez mais, o eLearning e o treinamento estão sendo construídos em torno de necessidades específicas. Isso pode envolver a adaptação de um programa para um público ou até mesmo a criação de algo único para atender a uma necessidade especial.

À medida que mais empresas adotam tecnologias em constante mudança, como realidade virtual e realidade aumentada, elas também buscam métodos de entrega que atendam às necessidades de seus alunos com mais eficácia – e é aí que entra a personalização, pois precisamos sempre desenvolver soluções pensadas em cada um dos nossos públicos, para que os programas de onboarding funcionem realmente e não sejam mais do mesmo.

4 – Realidade Aumentada

Especialistas apontam que a Realidade Aumentada (RA) é uma grande tendência dentro do aprendizado corporativo. Mesmo sendo uma tecnologia que já existe há algum tempo, ela está chegando agora em aplicativos e programas.

A Realidade Aumentada ajuda os usuários a aprenderem como usar novas tecnologias ou ferramentas de software, permitindo que experimentem como tudo funciona antes de encararem o mundo real. Alguns líderes entendem que aplicativos voltados para o consumidor, como o Tik Tok e Instagram, estão tornando a Realidade Aumentada mais acessível para todas as pessoas, que podem ver como a tecnologia funciona e podem se inspirar para aplicá-la também em suas vidas cotidianas.

Essas ações podem levar a um maior interesse de seus futuros colaboradores em programas de aprendizado que incorporam elementos de Realidade Aumentada, o que pode ajudar a impulsionar a adoção de software em plataformas de eLearning nas empresas em todo o mundo. Portanto fique atento, pois muito em breve você poderá receber colaboradores que buscam tal inovação.

5 – Realidade Virtual

A Realidade Virtual (VR) está na boca das pessoas ligadas em tecnologia e evoluirá rapidamente, pois já vimos grandes empresas anunciarem projetos de inovação através da Realidade Virtual, como por exemplo a Meta (Empresa dona do Facebook, Instagram e Whatsapp).

Voltando ao universo do aprendizado, aá existem ótimas experiências sendo construídas com a tecnologia. Os educadores devem prestar atenção à medida que essas novas ferramentas se tornam mais acessíveis e descobrir como integrá-las em seus ambientes de aprendizado.

6 – Aprendizado adaptativo

É muito mais prazeroso praticar atividades que gostamos, não é mesmo?

Se não estiver familiarizado com o aprendizado adaptativo, fique tranquilo, ainda é um termo bem recente. Trata-se de criar uma estratégia de aprendizado focada e customizada para cada aluno, onde a inteligência artificial educacional, mensura o nível de conhecimento atual e, em seguida, adapta os conteúdos sugeridos de acordo com o interesse e necessidade de aprendizado do aluno.

A ideia é facilitar o foco no aprendizado evitando que o aluno fique entediado ou frustrado sendo obrigado a assistir o que ele não deseja naquele momento. Logo, utilizar tal estratégia no aprendizado em programas de onboarding para alunos que acabaram de chegar, eleva e muito a motivação e o interesse em aprender cada vez mais. Justamente o que buscamos em novos contratados.

Vale a pena observar novas tecnologias e aplicá-las para não ficar para trás quando o assunto é evolução do aprendizado e a implantação de novas soluções educacionais.

E aí, gostou desse conteúdo?

Esperamos que este artigo traga boas ideias e lhe ajude a escolher as melhores soluções para seu onboarding se tornar um sucesso.

Você sabia que a Zoom Educação Corporativa está sempre antenada às novidades do mercado e possui todas as soluções mencionadas acima disponíveis na plataforma LMS Training Analytics?

Quer saber mais? Agende uma demonstração com nossos especialistas.

Equipe Zoom Educação Corporativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter

Baixe nossos materiais gratuitos

Acesse nosso catálogo de conteúdos preparado especialmente para você!

Plataforma LMS

Conheça a plataforma de aprendizagem queridinha dos times de RH

Cursos de prateleira

Conheça os cursos de prateleira mais incríveis do mercado!

Outros conteúdos

Seu time está gerando muitos conflitos?

Administrar conflitos e se comunicar assertivamente são habilidades fundamentais para qualquer profissional de RH e T&D, que enfrenta desafios diários que vão desde a resolução de conflitos interpessoais, até a implementação de estratégias de comunicação realmente eficazes.

Continue lendo

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa Newsletter

Siga a gente

Somos Tecnologia, somos Educação. Isso é o que nos move! Somos a Zoom Educação Corporativa.

Venha tomar um café

Rua das Carnaubeiras, 168, conjunto 22 – Jabaquara – São Paulo – SP