Desde os tempos mais antigos, o ser humano é atraído por uma boa história. É muito mais fácil lembrarmos de uma história que nos contaram do que uma informação isolada, cheia de números, resultados soltos e fora do contexto. Portanto, como será contada a história, determina se o seu público vai querer ouvi-la ou não até o final.
Vamos voltar a usar como referência os grandes filmes de Hollywood, o que eles têm em comum? Por que conseguem prender a nossa atenção? Quais são os segredos que eles usam para fazer com que a gente não queira sair do sofá até saber o que vai acontecer no final? O segredo é a técnica! Ao elaborar um roteiro de cinema são utilizadas várias técnicas que ligam os elementos e fazem aquela história ser relevante para as pessoas.
É isso que precisamos fazer com o nosso conteúdo, deixando-os mais atraentes para quem está recebendo a informação.
O começo
Quando iniciamos uma apresentação, temos aproximadamente 60 SEGUNDOS para ganhar a ATENÇÃO do PÚBLICO, conquistar credibilidade e MOTIVÁ-LOS a nos OUVIR até o final. São nos primeiros slides ou na primeira dinâmica que conseguimos atenção e determinamos o tom da apresentação. Se você começar com um discurso chato e morno ou com um jogo sem graça, sua audiência vai acreditar que esse será o tom da sua apresentação até o fim.
Introdução
Crie um início criativo, impactante e interessante para a sua apresentação utilizando uma das técnicas abaixo:
Perguntas retóricas – Grandes roteiristas utilizam essa técnica para induzir o público a chegar na conclusão que eles querem.
Estatísticas fortes – São importantes para criar uma sensação que existe um problema e que você tem a solução que o público precisa.
Citações – Ajudam a validar algo que você vai apresentar, pois algum momento um grande pensador, empreendedor ou líder mundial chegou a essa conclusão e obteve sucesso.
Imagens + poucas palavras – O cérebro humano processa imagens muito mais rápido que textos, é uma boa técnica para conduzir o pensamento do público ao seu objetivo.
Dinâmica cativante – No caso de preferir iniciar com uma dinâmica ou jogo, tenha certeza que será interessante e que não faça o público sentir vergonha em participar. É muito importante a dinâmica dar o tom da sua apresentação e não ter uma temática diferente do assunto principal.
Seja objetivo em seus primeiros passos, muito blá blá blá pode deixar sua introdução redundante e confusa, comprometendo o seu início. Seja forte e direto!
Overview
Passe uma visão geral, mostre ao seu público de forma macro, tudo o que eles verão em seu conteúdo. É o momento de mostrar que os temas abordados serão relevantes para ELES.
Pra que?
Antes de iniciar o desenvolvimento de um conteúdo é muito importante entender o papel principal do material dentro da estratégia de aprendizado.
Qual o objetivo principal? Divulgar a sua empresa, capacitar sua equipe, vender uma ideia, um produto, serviço, conseguir um investidor para o seu projeto?
Quais resultados deseja alcançar com ele? Informar, ensinar ou vender? São caminhos totalmente diferentes e de acordo com a resposta, definimos uma linha de comunicação para todo o material.
Essas perguntas são importantes e devemos recorrê-las durante todo o processo de criação. Um conteúdo bonito, mas que não cumpra seus objetivos, não trará os resultados que você precisa.
Pra quem?
Outro ponto que precisamos dedicar atenção é entender para quem o conteúdo será dirigido.
Identifique o real público de sua apresentação ou vídeoaula e crie uma solução perfeita para ELE e não para você! Quem é o público que deseja atingir? O que é interessante para ELES? O que ELES esperam do tempo que dedicarão a esse aprendizado? O que o público já sabe sobre o assunto que você vai apresentar?
São perguntas fundamentais que garantirão eficiência e sucesso do seu conteúdo.
O que?
Qual tema será abordado? É um tema que você domina? Vai precisar pesquisar para entender? Quais são as referências? Quais são os pontos mais importantes? O que precisa ser destacado?
Reúna todas as informações e vamos começar a contar a história do seu conteúdo no post “Construa um bom roteiro”.