dê um Zoom

Fique por dentro das novidades de T&D

Conteúdos profissionais, como criá-los? Parte 2 – Construa um bom roteiro

Desde os tempos mais antigos, o ser humano é atraído por uma boa história. É muito mais fácil lembrarmos de uma história que nos contaram do que uma informação isolada, cheia de números, resultados soltos e fora do contexto. Portanto, como será contada a história, determina se o seu público vai querer ouvi-la ou não até o final.

Vamos voltar a usar como referência os grandes filmes de Hollywood, o que eles têm em comum? Por que conseguem prender a nossa atenção? Quais são os segredos que eles usam para fazer com que a gente não queira sair do sofá até saber o que vai acontecer no final? O segredo é a técnica! Ao elaborar um roteiro de cinema são utilizadas várias técnicas que ligam os elementos e fazem aquela história ser relevante para as pessoas.

É isso que precisamos fazer com o nosso conteúdo, deixando-os mais atraentes para quem está recebendo a informação.

O começo

Quando iniciamos uma apresentação, temos aproximadamente 60 SEGUNDOS para ganhar a ATENÇÃO do PÚBLICO, conquistar credibilidade e MOTIVÁ-LOS a nos OUVIR até o final. São nos primeiros slides ou na primeira dinâmica que conseguimos atenção e determinamos o tom da apresentação. Se você começar com um discurso chato e morno ou com um jogo sem graça, sua audiência vai acreditar que esse será o tom da sua apresentação até o fim.

Introdução

Crie um início criativo, impactante e interessante para a sua apresentação utilizando uma das técnicas abaixo:

Perguntas retóricas – Grandes roteiristas utilizam essa técnica para induzir o público a chegar na conclusão que eles querem.

Estatísticas fortes – São importantes para criar uma sensação que existe um problema e que você tem a solução que o público precisa.

Citações – Ajudam a validar algo que você vai apresentar, pois algum momento um grande pensador, empreendedor ou líder mundial chegou a essa conclusão e obteve sucesso.

Imagens + poucas palavras – O cérebro humano processa imagens muito mais rápido que textos, é uma boa técnica para conduzir o pensamento do público ao seu objetivo.

Dinâmica cativante – No caso de preferir iniciar com uma dinâmica ou jogo, tenha certeza que será interessante e que não faça o público sentir vergonha em participar. É muito importante a dinâmica dar o tom da sua apresentação e não ter uma temática diferente do assunto principal.

Seja objetivo em seus primeiros passos, muito blá blá blá pode deixar sua introdução redundante e confusa, comprometendo o seu início. Seja forte e direto!

Overview

Passe uma visão geral, mostre ao seu público de forma macro, tudo o que eles verão em seu conteúdo. É o momento de mostrar que os temas abordados serão relevantes para ELES.

Pra que?

Antes de iniciar o desenvolvimento de um conteúdo é muito importante entender o papel principal do material dentro da estratégia de aprendizado.

Qual o objetivo principal? Divulgar a sua empresa, capacitar sua equipe, vender uma ideia, um produto, serviço, conseguir um investidor para o seu projeto?

Quais resultados deseja alcançar com ele? Informar, ensinar ou vender? São caminhos totalmente diferentes e de acordo com a resposta, definimos uma linha de comunicação para todo o material.

Essas perguntas são importantes e devemos recorrê-las durante todo o processo de criação. Um conteúdo bonito, mas que não cumpra seus objetivos, não trará os resultados que você precisa.

Pra quem?

Outro ponto que precisamos dedicar atenção é entender para quem o conteúdo será dirigido.

Identifique o real público de sua apresentação ou vídeoaula e crie uma solução perfeita para ELE e não para você! Quem é o público que deseja atingir? O que é interessante para ELES? O que ELES esperam do tempo que dedicarão a esse aprendizado? O que o público já sabe sobre o assunto que você vai apresentar?

São perguntas fundamentais que garantirão eficiência e sucesso do seu conteúdo.

O que?

Qual tema será abordado? É um tema que você domina? Vai precisar pesquisar para entender? Quais são as referências? Quais são os pontos mais importantes? O que precisa ser destacado?

Reúna todas as informações e vamos começar a contar a história do seu conteúdo no post “Construa um bom roteiro”.

E aí, gostou desse conteúdo?

Conte conosco para criar conteúdos profissionais para a sua empresa. Apresentações, vídeos, jogos para grupos, não importa. Nosso time de roteiristas e designers é especialistas em conteúdo de alto impacto e está pronto para transformar seus desafios em resultados.

Clique aqui e saiba mais.

Se você tiver alguma dúvida específica, entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo.

Equipe Zoom Educação Corporativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter

Baixe nossos materiais gratuitos

Acesse nosso catálogo de conteúdos preparado especialmente para você!

Plataforma LMS

Conheça a plataforma de aprendizagem queridinha dos times de RH

Cursos de prateleira

Conheça os cursos de prateleira mais incríveis do mercado!

Outros conteúdos

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa Newsletter

Siga a gente

Somos Tecnologia, somos Educação. Isso é o que nos move! Somos a Zoom Educação Corporativa.

Venha tomar um café

Rua das Carnaubeiras, 168, conjunto 22 – Jabaquara – São Paulo – SP