Sendo uma das ferramentas mais tecnológicas da atualidade, o Chat GPT, da OpenAI, pode ser muito útil e proveitoso na estratégia de aprendizagem nos projetos de T&D das empresas.
Você já sabe o que é Chat GPT?
– Se ainda não sabe, em resumo, o Chat GPT é um modelo de linguagem baseado em Deep Learning (aprendizado profundo), projetado e alimentado por meio de uma imensa quantidade de conteúdos fornecidos na internet.
O Chat GPT é apenas mais um chatbot convencional?
– Não. Um chatbot convencional é programado para dar respostas. Em outras palavras, ele precisa de um script pré-definido para responder aos questionamentos realizados. O Chat GPT, por sua vez, é baseado em inteligência artificial e, por este motivo, consegue ir muito além do que uma simples resposta padronizada.
Como usar o Chat GPT em T&D?
– O Chat GPT surge como uma possibilidade de reinventar a forma como são produzidos conteúdos de treinamentos.
Existem momentos em que pessoas podem se deparar com dificuldades ao procurarem ideias para inovar. Como consequência disso, acabam fazendo mais do mesmo.
Já imaginou a possibilidade de recorrer a uma ferramenta capaz de te auxiliar na elaboração dos temas de seus conteúdos, de atividades e, até mesmo, das suas trilhas de aprendizagem?
É isso mesmo! O Chat GPT facilita a estratégia dos treinamentos corporativos, permitindo que a área de T&D da sua empresa inove de forma constante, além de explorar os mais diversos recursos da ferramenta para sempre obterem novos insights, como o exemplo abaixo:
Ao acessar o site da OpenAI e digitar o seguinte comando: “Crie um treinamento para o mercado premium”, é possível receber respostas assim:
Claro, aqui está um exemplo de treinamento para o mercado premium:
Título: Excelência no Atendimento ao Mercado Premium
Objetivo: Capacitar os profissionais de atendimento a oferecer um serviço de excelência para clientes de alto padrão.
Duração: 16 horas (dividido em dois dias)
Público-alvo: Profissionais de atendimento de empresas que atuam no mercado premium.
Conteúdo programático:
Dia 1:
Boas práticas de atendimento ao mercado premium;
Como identificar as necessidades dos clientes de alto padrão;
Comunicação assertiva e elegante;
Postura profissional adequada para o mercado premium;
Tratamento personalizado para clientes VIP;
Resolução de problemas e reclamações com eficiência;
Técnicas para lidar com situações difíceis no atendimento.
Dia 2:
Entendimento das diferentes culturas e costumes;
Como agir em eventos e ocasiões especiais;
Gestão do tempo e organização pessoal;
Empatia e relacionamento com clientes premium;
Venda consultiva para clientes de alto padrão;
Como lidar com clientes insatisfeitos e transformá-los em defensores da marca;
Avaliação do atendimento e feedback para melhoria contínua.
Metodologia: O treinamento será conduzido de forma interativa, com atividades práticas, dinâmicas de grupo e estudos de caso. Os participantes serão encorajados a compartilhar suas experiências e desafios para que possam ser abordados de forma prática e relevante. Além disso, serão fornecidos materiais de apoio e recursos para que os participantes possam aplicar os conhecimentos adquiridos no treinamento em suas rotinas de trabalho.
Recursos necessários: Sala de aula com equipamentos de áudio e vídeo, material didático (apostilas, slides), coffee break.
Instrutor: O instrutor será um profissional experiente em atendimento ao mercado premium, com conhecimentos em boas práticas de atendimento, técnicas de vendas, comunicação e relacionamento com clientes de alto padrão.
É de extrema importância compreender e explorar as possibilidades da tecnologia, mas de também utilizá-la de forma consciente e responsável. Como mencionamos no início do artigo, a ideia é de a tecnologia te apoiar e não fazer todo o trabalho por você. Lembre-se, o ser humano é único!
Sempre antenada às novidades e também uma das pioneiras no uso da tecnologia e da inteligência artificial em treinamentos, a Zoom Educação Corporativa já utiliza o Chat GPT, em alguns projetos de capacitação, a fim de aumentar a produtividade de alunos e aprimorar a capacidade de entrega dos gestores.