dê um Zoom

Fique por dentro das novidades de T&D

Conteúdos profissionais, como criá-los? Parte 4 – Apresente em alta performance

Apresentar é um grande desafio. Sabemos disso.

Estudos dizem até que muitas pessoas têm mais medo de falar em público do que da morte.

É verdade que maioria não se sente totalmente à vontade em uma apresentação, mas nossa experiência de anos criando conteúdos de alto impacto, mostra que existem técnicas que facilitam muito o processo de preparação, amenizando a ansiedade e transformando confiança em combustível para uma apresentação memorável.

Pensando nisso, listamos 7 dicas para te ajudar nessa missão de apresentar o seu conteúdo em alta performance, sentindo-se confiante, seguro e preparado.

1 – Treine sua apresentação

O maior inimigo de uma apresentação é a ansiedade do apresentador. E qual a melhor maneira de diminuir a ansiedade? Treinar, treinar e treinar! Ensaie sua apresentação, o conteúdo e os links entre os slides em voz alta de preferência e na presença de algumas pessoas, pois elas podem enxergar pontos de melhoria que você não enxerga mais. A prática trará a confiança necessária e oportunidade de corrigir erros cometidos durante o processo de preparação.

2 – Conheça o local

Se possível, faça questão de conhecer o local onde ocorrerá sua apresentação. Se imagine apresentando, ande pelo palco, treine o conteúdo tentando enxergar as pessoas que estarão presentes. Tente entender quais tipos de imprevistos podem ocorrer com a estrutura e encontre soluções para resolvê-los.

3 – Conheça o público

Busque entender o interesse do público em sua apresentação. O que eles querem? O que esperam? Chegue o mais cedo possível ao local e converse com o público para criar uma relação entre apresentador e plateia. Você está preparado para entregar o que eles esperam? Se não, ajuste! Crie oportunidades de ganhar o público antes mesmo de começar sua apresentação.

4 – Pratique o início

Já falamos em outros momentos que o início normalmente é o momento mais crítico de uma apresentação, pois o apresentador ainda está ansioso e apreensivo. Estes sentimentos aumentam o nervosismo e podem comprometer a performance no palco. Portanto, treine muito para criar um excelente início, imagine a reação do público e esteja preparado para diversas situações.

5 – Visualize o sucesso

A psicologia comprova através de estudos que quando pensamos de forma positiva e visualizamos o sucesso, aumentamos a chance de êxito. Crie o hábito de pensar que tudo ocorrerá como você planejou, visualize as pessoas perguntando e você respondendo de forma clara e objetiva. Se veja andando pelo palco com a postura confiante. A chave para o sucesso em uma apresentação é você e não o seu público.

6 – Respire profundamente

Respirar profunda e repetidamente ajuda a oxigenar o cérebro e naturalmente diminui a ansiedade, frio na barriga e tremedeira, além de te dar o fôlego necessário para completar bem as frases. Faça esse exercício antes no início da apresentação.

7 – O público não percebe

Você conhece o conteúdo, a ordem dos slides e o discurso. O público não! Somente você sabe que errou! Se ocorrer algum imprevisto durante a apresentação, mantenha o controle emocional e retome o foco.

Reúna todas essas dicas e treine muito, pois temos a certeza que seguindo todos esses passos sua apresentação será eficiente e impressionará o seu público!

E aí, gostou desse conteúdo?

Conte conosco para criar conteúdos profissionais para a sua empresa. Apresentações, vídeos, jogos para grupos, não importa. Nosso time de roteiristas e designers é especialistas em conteúdo de alto impacto e está pronto para transformar seus desafios em resultados.

Clique aqui e saiba mais.

Se você tiver alguma dúvida específica, entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo.Equipe Zoom Educação Corporativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter

Baixe nossos materiais gratuitos

Acesse nosso catálogo de conteúdos preparado especialmente para você!

Plataforma LMS

Conheça a plataforma de aprendizagem queridinha dos times de RH

Cursos de prateleira

Conheça os cursos de prateleira mais incríveis do mercado!

Outros conteúdos

Seu time está gerando muitos conflitos?

Administrar conflitos e se comunicar assertivamente são habilidades fundamentais para qualquer profissional de RH e T&D, que enfrenta desafios diários que vão desde a resolução de conflitos interpessoais, até a implementação de estratégias de comunicação realmente eficazes.

Continue lendo

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa Newsletter

Siga a gente

Somos Tecnologia, somos Educação. Isso é o que nos move! Somos a Zoom Educação Corporativa.

Venha tomar um café

Rua das Carnaubeiras, 168, conjunto 22 – Jabaquara – São Paulo – SP