Sabemos que a tecnologia precisa ser uma grande aliada no processo de capacitação dos colaboradores. Portanto, decidir por uma plataforma de aprendizagem pode ser o fator chave para facilitar a gestão do aprendizado do seu time, atingindo resultados incríveis.
Para te ajudar, separamos algumas das principais vantagens de utilizar Plataformas EAD na Educação Corporativa.
Veja a seguir:
1- Redução de Custo
É comum, ao realizar treinamentos corporativos, uma empresa arcar com os custos de deslocamento dos colaboradores, seja o combustível, o uber ou táxi e, até mesmo, passagens aéreas.
Muitas vezes, é preciso separar também um orçamento para a hospedagem, como o hotel onde ficarão os funcionários, para a locação do espaço em que será aplicado o curso/palestra e para os famosos “coffee breaks”, que são as pausas para o café e que, normalmente, incluem pequenos lanches.
Ao optar pela capacitação EAD, é possível evitar todos esses gastos e ainda possibilitar que os colaboradores assistam as aulas no tempo individual de cada um, facilitando o aprendizado, aumentando o foco e permitindo reverem o treinamento, se for do interesse deles ou da própria empresa.
2 – Redução de Tempo
Uma vez que há economia do tempo de deslocamento, os colaboradores conseguem dormir mais ou se exercitarem pela manhã, por exemplo. Em ambas as situações, seja estando mais descansados ou mais dispostos, estarão revigorados e concentrados para o aprendizado que está por vir.
3 – Gamificação
Talvez essa seja a maior vantagem de uma Plataforma EAD!
Quando falamos de aprendizagem, a Gamificação é uma ferramenta muito poderosa, pois utiliza técnicas e características encontradas em games para situações reais de engajamento.
Algumas Plataformas EAD, como a Training Analytics da Zoom Educação Corporativa, são Gamificadas e fazem com que os alunos aprendam de uma forma mais atrativa, interativa e prazerosa, como se realmente estivessem dentro de um jogo.
4 – Inclusão
Durante o período de isolamento, devido a covid-19, as empresas se reorganizaram para que os funcionários atuassem em formato home office.
Ao término do período mais crítico da pandemia, muitas delas ainda optaram por continuar com o trabalho remoto ou iniciaram a atuação em formato híbrido.
O distanciamento e a falta de interação com outras pessoas, entretanto, pode afetar o psicológico de colaboradores e os resultados das equipes.
As Plataformas EAD permitem não só o aprendizado individual, mas também em conjunto, possibilitando a comunicação de alunos, a realização de atividades e dinâmicas em grupo, além de fazer com que se sintam próximos uns dos outros e incluídos nas atividades da empresa.
5 – Trilhas de Aprendizagem
As Plataformas EAD, que disponibilizam trilhas de aprendizagem, possibilitam a criação de uma sequência de atividades que os colaboradores realizam para obter um determinado conhecimento.
As trilhas de aprendizagem podem ser organizadas por um gestor ou pelo funcionário que será capacitado e isso quem determinará será a empresa.
Se o intuito for incentivar e engajar, o mais indicado é dar autonomia ao colaborador para que ele faça suas próprias escolhas.
Se a intenção for reduzir a curva de aprendizagem para um funcionário exercer as atividades dele, por exemplo, é recomendável que um gestor monte a trilha, organizando a evolução no processo de capacitação.
6 – Diversidade de Ensino
Atualmente, com o avanço tecnológico, surgiram novas formas de aprender e a diversidade nos formatos de ensino vieram para desvincular a imagem negativa que muitas pessoas adquiriram em relação ao estudo.
Diante do exposto, as Plataformas EAD disponibilizam opções de conteúdos em slides, vídeos, podcasts, músicas, jogos, webinars e o foco é realmente engajar e capacitar os alunos, de acordo com a preferência ou modo que apresentarem mais facilidade para aprender.