Estamos vivendo em uma pandemia, que nos deixou mudanças impactantes, principalmente quando se trata do relacionamento de empresas com seus colaboradores.
O mundo que conhecíamos jamais será visto novamente. Algumas adaptações se tornaram hábitos definitivos, como a atuação no modelo home office, que reestruturou os negócios ao redor do mundo.
Porém, um fato é certo: quem estava preparado tecnologicamente, teve mais fôlego para manter-se inovador e obteve vantagens consideráveis diante de um mercado tão competitivo.
Em meio a tantas novidades, é natural que surjam alguns questionamentos, como, o que podemos esperar do próximo ano no universo da educação corporativa? Quais serão as soluções tecnológicas para 2022? Por onde devo começar a investir na capacitação profissional dos colaboradores, considerando a aprendizagem digital?
Pensando nisso, preparamos esse artigo especial com as principais tendências que enriquecerão os treinamentos corporativos de sua empresa.
Continue a leitura para saber mais!
Antes de começarmos, você sabe o que é Educação Corporativa?
A educação corporativa é definida como estratégia direcionada para a gestão do aprendizado, com o intuito de elevar o conhecimento e desenvolver habilidades e competências das pessoas nas empresas.
Isso significa que é muito mais que oferecer treinamentos para qualificação de seus profissionais, pois proporciona diretamente mais eficiência no atingimento dos resultados, além de tornar colaboradores mais motivados e engajados no âmbito organizacional.
Conheça agora as principais tendências tecnológicas que serão destaques para a Educação Corporativa em 2022.
1 – Microlearning
O microlearning é um método que possui o propósito de entregar conhecimento em conteúdos de curta duração, de forma objetiva, prática e eficiente.
Geralmente, possuem duração de 2 a 5 minutos, e podem ser desenvolvidos em diversos formatos, como capítulos curtos de videoaulas, formando uma web-série impactante que prende a atenção do público, deixando sempre um gostinho de “quero mais”. Outra premissa do microlearning é que o conteúdo seja desenhado para garantir uma fácil compreensão dos alunos, além de permitir compatibilidade para ser acessado através de smartphones, em qualquer local e horário, trazendo agilidade para o aprendizado.
Por que investir?
Com a disponibilidade de tempo cada vez mais rara devido às altas demandas de trabalho, trata-se de um aliado poderoso na estratégia do aprendizado corporativo, pois permite que o aluno encaixe os conteúdos de curta duração em momentos livres do seu dia, flexibilizando e estimulando o aprendizado.
2 – Aprendizagem Móvel
O aumento cada vez mais frequente de dispositivos móveis é uma realidade mundial. Portanto, é essencial que adaptemos o aprendizado para esse novo cenário.
Para atender as necessidades de formação profissional de seus colaboradores, sugerimos a criação de estratégias de aprendizagem utilizando diferentes formatos de conteúdos digitais, como: Cursos rapid-learning em SCORM, Videoaulas, infográficos, Podcasts, quiz, atividades e pesquisas, pois proporcionam uma experiência de aprendizado muito mais conectada com os hábitos das pessoas.
Por que investir?
Os tipos de materiais suportados pela plataforma também é um ponto muito importante de se pensar, Porque a praticidade de aprender através de dispositivos móveis, garante uma aprendizagem eficiente e mais rápida, onde os colaboradores desenvolvem e aperfeiçoam com excelência suas habilidades comportamentais e técnicas, que serão colocadas em prática no dia a dia da empresa.
3 – Live (Webinar)
Atualmente estamos vivendo momentos de isolamento por conta dos protocolos de segurança da pandemia, e naturalmente todos precisamos nos adaptarmos aos mais diferentes desafios, pois continua sendo necessário unir as pessoas. Portanto, transmissões ao vivo caem como uma luva para essa necessidade, pois além do conteúdo transmitido, permitem interações via chat, criando uma relação de proximidade entre as pessoas.
Diante desses desafios, departamentos de RH e treinamento buscam soluções para suprir as ações que antes eram realizadas presencialmente, porém agora no ambiente online. Logo, um caminho comum entre muitas empresas é compartilhar seus treinamentos ao vivo através do recurso de transmissão de Lives no Youtube, que funciona muito bem. Porém, quando falamos do aprendizado corporativo, surgem diversas necessidades de gerenciamento, como convite aos participantes, lista atualizada de inscritos, aplicação de avaliações online para medir o nível de conhecimento, relatórios com o tempo de participação de cada aluno, nível de engajamento e restrição de compartilhamento do link de transmissão, que é uma funcionalidade essencial quando o conteúdo apresentado é confidencial.
Por que investir?
Evidentemente que por uma questão de estratégia e foco, o Youtube não entregará as funcionalidades citadas acima. Por isso, busque plataformas LMS que além da estratégia convencional de aprendizado através de trilhas e cursos, também realize o gerenciamento de transmissões ao vivo, para que você como gestor, consiga ter o controle de todas as ações de aprendizado concentradas em um único lugar.
4 – Inteligência artificial
A inteligência artificial é uma tecnologia responsável por simular a inteligência e competências humanas, por meio de máquinas, com o objetivo de automatizar diversas tarefas, tornando os processos mais velozes e assertivos para as empresas.
No universo da educação corporativa a inteligência artificial já começa a ser utilizada e vem trazendo grandes resultados para o aprendizado corporativo. Atualmente algumas plataformas LMS já conseguem identificar as deficiências de aprendizado dos alunos, dentro de cada competência, sugerindo automaticamente e de forma personalizada, conteúdos de reforço tagueados com as mesmas competências, assim como o Netflix faz para criar sugestões de filmes, mas nesse caso, com o objetivo elevar sua performance e qualificação profissional.
Por que investir?
Porque essa tecnologia automatizará seus processos de aprendizagem, garantido eficiência para gestores, que não precisam realizar diversas análises para definir temas de reforço do aprendizado e departamentos de toda a empresa, que ganharão agilidade no aprendizado e consequentemente maiores resultados.
Agora que está por dentro das soluções tecnológicas que serão tendências em 2022, temos certeza de que você não vai querer ficar de fora dessa.