dê um Zoom

Fique por dentro das novidades de T&D

Tendências de T&D para 2023

1- Lifow: Learning in the Flow of Work

Lifow é um conceito de Josh Bersin, referência global em RH e fundador da Bersin & Associates, na qual fornece serviços de pesquisas e consultoria com foco em aprendizado corporativo.

Segundo ele, para que haja aprendizagem contínua, os recursos de aprendizagem devem estar dentro do fluxo de trabalho das pessoas, a fim de que consigam se organizar e englobar o desenvolvimento como parte de suas rotinas.

2 – Lifelong Learning

A tradução da expressão já diz tudo: Aprendizado ao Longo da Vida.

Este é um conceito que vem crescendo muito e, atualmente, é possível encontrá-lo até em hashtags de redes sociais, como Instagram, por exemplo.  

Em resumo, o Lifelong Learning é o desenvolvimento contínuo de habilidades e conhecimentos que as pessoas experimentam após a educação formal e ao longo de suas vidas.

Segundo estudo realizado pelo Institute For The Future, 85% dos trabalhos ou funções profissionais que existirão em 2030 ainda não foram criados. 

Se seguirmos essa linha de raciocínio, além de fortalecer a cultura de aprendizado dentro das organizações, essa é uma excelente oportunidade de preparar pessoas para as mudanças que estão por vir, não é mesmo?

3 – Plataformas LMS

As Plataformas LMS já são muito utilizadas nos dias de hoje, entretanto, com o avanço tecnológico e as mudanças nos formatos de trabalho, a tendência é de que sejam cada vez mais cogitadas pelas empresas, em 2023, para a capacitação profissional e para o engajamento de colaboradores.

Visando que as pessoas podem aprender de qualquer lugar, são nítidas as reduções de custos com deslocamento, viagens, locação de locais para treinamentos, “coffee breaks”, sem contar a economia de tempo.

Como Plataformas LMS normalmente são Gamificadas, o aprendizado fica mais atrativo aos olhos dos alunos, pois são utilizadas técnicas e características encontradas em games, para situações reais de engajamento.

Além disso, elas permitem a capacitação no tempo individual de cada aluno, inclusive para reverem as aulas, se necessário, e aprenderem quando realmente estiverem aptos à absorção de conteúdos.

4 – Edutretenimento (ou Edutainment, em inglês)

A junção das palavras “educação” e “entretenimento” deram origem à expressão: Edutretenimento.

O que acontece é que grande parte das pessoas preferem não optar por treinamentos formais e/ou convencionais, pois se deparam com uma grande dificuldade de concentração e de aprendizado.

Pensando nisso, para acompanhar as tendências de mercado, surgiram novas formas de aprender, que envolvem: Diversão, conhecimento, criatividade, inovação e muito mais.

Se você é um profissional da área de T&D, pode apostar em músicas, jogos, filmes, séries, podcasts, webinars, entre outros recursos, como formas de capacitação em 2023.

Essa é a hora de tirar a “fama” de que estudar é uma obrigação. Torne o aprendizado uma experiência prazerosa para as pessoas e não hesite em explorar sua imaginação ao falar de Edutretenimento.

5 – Comunidade Educacional

O que seria isso? Uma comunidade que reúne um grupo de indivíduos com o mesmo objetivo: Aprender!

Essa é uma ótima oportunidade de capacitar pessoas e ainda discutir ideias, compartilhar experiências, se aproximar das equipes e muito mais.

Além da inclusão social, o aprendizado em grupo se torna mais dinâmico, interativo, descontraído e, com certeza, é uma tendência de T&D para 2023.

E aí, gostou desse conteúdo?

Temos o que Sua Empresa precisa para T&D em 2023

Conheça Já as Melhores Soluções de Educação Corporativa do Mercado!

Quer saber mais? Agende uma demonstração com nossos especialistas.

Equipe Zoom Educação Corporativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter

Baixe nossos materiais gratuitos

Acesse nosso catálogo de conteúdos preparado especialmente para você!

Plataforma LMS

Conheça a plataforma de aprendizagem queridinha dos times de RH

Cursos de prateleira

Conheça os cursos de prateleira mais incríveis do mercado!

Outros conteúdos

Seu time está gerando muitos conflitos?

Administrar conflitos e se comunicar assertivamente são habilidades fundamentais para qualquer profissional de RH e T&D, que enfrenta desafios diários que vão desde a resolução de conflitos interpessoais, até a implementação de estratégias de comunicação realmente eficazes.

Continue lendo

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa Newsletter

Siga a gente

Somos Tecnologia, somos Educação. Isso é o que nos move! Somos a Zoom Educação Corporativa.

Venha tomar um café

Rua das Carnaubeiras, 168, conjunto 22 – Jabaquara – São Paulo – SP