Se você já se deparou com o desafio de montar um conteúdo, seja para um treinamento ou para uma palestra, certamente passou por aquele momento de não saber o que fazer: “O que coloco no slide?” “Uso texto ou imagem?” “Isso escrevo ou falo?” “Como apresento essa informação de forma clara?” “Como encanto o meu público?”
Se engana quem pensa que conteúdos profissionais são apenas materiais bonitos. Para o conteúdo ser considerado profissional, ele precisa de muito mais. E é exatamente isso que vamos trazer para você. A chance de transformar um monte de informações em uma apresentação, vídeoaula ou um curso e-learning inteligente, objetivo e que conquiste o seu público.
Através do nosso método exclusivo, revelaremos todos os segredos da criação de conteúdos de alto impacto como planejamento, roteirização, visual criativo e dicas de como utilizar tudo isso o seu conteúdo no grande dia.
Então fique atento às dicas para você detonar nos seus próximos materiais.
Planeje seu material
Antes de começar, esqueça os softwares como PowerPoint, After Affetcts ou Captivate.
Muita gente se perde ao criar conteúdos começando direto por ferramentas de criação visual e não na estrutura.
Os grandes diretores de Hollywood não começam a filmar sem antes ter criado um bom roteiro. Ao decidir viajar você não corre para o aeroporto e pega um avião sem pesquisar o melhor hotel, verificar o passaporte e arrumar as malas.
Então, por que pulamos essa etapa tão importante que determinará o sucesso do nosso conteúdo?
É preciso definir diversos pontos como quais tipos de materiais usaremos, quais tipos de mídias, se criaremos dinâmicas com jogos, se entregaremos material de apoio, se usaremos vídeos como suporte, tudo isso.
Mas por enquanto, esqueça essas ferramentas fantásticas, pegue o bom lápis e papel e vamos começar a levantar perguntas importantes que farão seu conteúdo ir direto ao ponto e chamar a atenção do público, tela a tela.
Pra que?
Antes de iniciar o desenvolvimento de um conteúdo é muito importante entender o papel principal do material dentro da estratégia de aprendizado.
Qual o objetivo principal? Divulgar a sua empresa, capacitar sua equipe, vender uma ideia, um produto, serviço, conseguir um investidor para o seu projeto?
Quais resultados deseja alcançar com ele? Informar, ensinar ou vender? São caminhos totalmente diferentes e de acordo com a resposta, definimos uma linha de comunicação para todo o material.
Essas perguntas são importantes e devemos recorrê-las durante todo o processo de criação. Um conteúdo bonito, mas que não cumpra seus objetivos, não trará os resultados que você precisa.
Pra quem?
Outro ponto que precisamos dedicar atenção é entender para quem o conteúdo será dirigido.
Identifique o real público de sua apresentação ou vídeoaula e crie uma solução perfeita para ELE e não para você! Quem é o público que deseja atingir? O que é interessante para ELES? O que ELES esperam do tempo que dedicarão a esse aprendizado? O que o público já sabe sobre o assunto que você vai apresentar?
São perguntas fundamentais que garantirão eficiência e sucesso do seu conteúdo.
O que?
Qual tema será abordado? É um tema que você domina? Vai precisar pesquisar para entender? Quais são as referências? Quais são os pontos mais importantes? O que precisa ser destacado?
Reúna todas as informações e vamos começar a contar a história do seu conteúdo no post “Construa um bom roteiro”.