dê um Zoom

Fique por dentro das novidades de T&D

Conteúdos profissionais, como criá-los? Parte 2 – Construa um bom roteiro

Desde os tempos mais antigos, o ser humano é atraído por uma boa história. É muito mais fácil lembrarmos de uma história que nos contaram do que uma informação isolada, cheia de números, resultados soltos e fora do contexto. Portanto, como será contada a história, determina se o seu público vai querer ouvi-la ou não até o final.

Vamos voltar a usar como referência os grandes filmes de Hollywood, o que eles têm em comum? Por que conseguem prender a nossa atenção? Quais são os segredos que eles usam para fazer com que a gente não queira sair do sofá até saber o que vai acontecer no final? O segredo é a técnica! Ao elaborar um roteiro de cinema são utilizadas várias técnicas que ligam os elementos e fazem aquela história ser relevante para as pessoas.

É isso que precisamos fazer com o nosso conteúdo, deixando-os mais atraentes para quem está recebendo a informação.

O começo

Quando iniciamos uma apresentação, temos aproximadamente 60 SEGUNDOS para ganhar a ATENÇÃO do PÚBLICO, conquistar credibilidade e MOTIVÁ-LOS a nos OUVIR até o final. São nos primeiros slides ou na primeira dinâmica que conseguimos atenção e determinamos o tom da apresentação. Se você começar com um discurso chato e morno ou com um jogo sem graça, sua audiência vai acreditar que esse será o tom da sua apresentação até o fim.

Introdução

Crie um início criativo, impactante e interessante para a sua apresentação utilizando uma das técnicas abaixo:

Perguntas retóricas – Grandes roteiristas utilizam essa técnica para induzir o público a chegar na conclusão que eles querem.

Estatísticas fortes – São importantes para criar uma sensação que existe um problema e que você tem a solução que o público precisa.

Citações – Ajudam a validar algo que você vai apresentar, pois algum momento um grande pensador, empreendedor ou líder mundial chegou a essa conclusão e obteve sucesso.

Imagens + poucas palavras – O cérebro humano processa imagens muito mais rápido que textos, é uma boa técnica para conduzir o pensamento do público ao seu objetivo.

Dinâmica cativante – No caso de preferir iniciar com uma dinâmica ou jogo, tenha certeza que será interessante e que não faça o público sentir vergonha em participar. É muito importante a dinâmica dar o tom da sua apresentação e não ter uma temática diferente do assunto principal.

Seja objetivo em seus primeiros passos, muito blá blá blá pode deixar sua introdução redundante e confusa, comprometendo o seu início. Seja forte e direto!

Overview

Passe uma visão geral, mostre ao seu público de forma macro, tudo o que eles verão em seu conteúdo. É o momento de mostrar que os temas abordados serão relevantes para ELES.

Pra que?

Antes de iniciar o desenvolvimento de um conteúdo é muito importante entender o papel principal do material dentro da estratégia de aprendizado.

Qual o objetivo principal? Divulgar a sua empresa, capacitar sua equipe, vender uma ideia, um produto, serviço, conseguir um investidor para o seu projeto?

Quais resultados deseja alcançar com ele? Informar, ensinar ou vender? São caminhos totalmente diferentes e de acordo com a resposta, definimos uma linha de comunicação para todo o material.

Essas perguntas são importantes e devemos recorrê-las durante todo o processo de criação. Um conteúdo bonito, mas que não cumpra seus objetivos, não trará os resultados que você precisa.

Pra quem?

Outro ponto que precisamos dedicar atenção é entender para quem o conteúdo será dirigido.

Identifique o real público de sua apresentação ou vídeoaula e crie uma solução perfeita para ELE e não para você! Quem é o público que deseja atingir? O que é interessante para ELES? O que ELES esperam do tempo que dedicarão a esse aprendizado? O que o público já sabe sobre o assunto que você vai apresentar?

São perguntas fundamentais que garantirão eficiência e sucesso do seu conteúdo.

O que?

Qual tema será abordado? É um tema que você domina? Vai precisar pesquisar para entender? Quais são as referências? Quais são os pontos mais importantes? O que precisa ser destacado?

Reúna todas as informações e vamos começar a contar a história do seu conteúdo no post “Construa um bom roteiro”.

E aí, gostou desse conteúdo?

Conte conosco para criar conteúdos profissionais para a sua empresa. Apresentações, vídeos, jogos para grupos, não importa. Nosso time de roteiristas e designers é especialistas em conteúdo de alto impacto e está pronto para transformar seus desafios em resultados.

Clique aqui e saiba mais.

Se você tiver alguma dúvida específica, entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo.

Equipe Zoom Educação Corporativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter

Baixe nossos materiais gratuitos

Acesse nosso catálogo de conteúdos preparado especialmente para você!

Plataforma LMS

Conheça a plataforma de aprendizagem queridinha dos times de RH

Cursos de prateleira

Conheça os cursos de prateleira mais incríveis do mercado!

Outros conteúdos

Seu time está gerando muitos conflitos?

Administrar conflitos e se comunicar assertivamente são habilidades fundamentais para qualquer profissional de RH e T&D, que enfrenta desafios diários que vão desde a resolução de conflitos interpessoais, até a implementação de estratégias de comunicação realmente eficazes.

Continue lendo

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa Newsletter

Siga a gente

Somos Tecnologia, somos Educação. Isso é o que nos move! Somos a Zoom Educação Corporativa.

Venha tomar um café

Rua das Carnaubeiras, 168, conjunto 22 – Jabaquara – São Paulo – SP