Por muitas décadas, o LMS (Learning Management System) ou sistema de gerenciamento de aprendizagem, dominou o espaço da tecnologia de aprendizagem. No entanto, uma nova plataforma de aprendizado chamada LXP surgiu recentemente para desafiá-la. Esta nova tecnologia, muito mais inteligente, vem movimentando a indústria de aprendizagem e encontrando o seu próprio nicho de mercado para empresas que procuram soluções personalizadas e automatizadas para as necessidades de cada um de seus alunos.
Mas o que é LXP?
LXPs (Learning Experience Platforms) são plataformas totalmente focadas na experiência de aprendizado e desenvolvimento do aluno, atuando nas principais oportunidades de evolução profissional de cada indivíduo. As plataformas de experiência de aprendizagem sinalizam uma mudança de estilo na estratégia de aprendizagem dos antigos sistemas LMS, onde os modelos de aprendizagem são administrados de cima para baixo. Já na LXP, o modelo de aprendizagem é mais inteligente e autônomo, trazendo mais independência para os alunos.
O que o LXP faz?
O objetivo das LXPs é criar uma solução que priorize as necessidades dos alunos, como já fazem soluções de streaming, como Netflix, Youtube, sugerindo conteúdos de acordo de com os interesses de cada usuário.
Mas quando se trata de aprendizado, o principal apelo de um LXP está em sua abordagem de biblioteca aberta. Isso significa que os usuários podem facilmente pesquisar, navegar e descobrir conteúdos relevantes para eles em um amplo catálogo de conhecimento, trazendo recomendações personalizadas para cada aluno. Porém, diferente das plataformas de streaming citadas acima, nosso propósito é ensinar. Portanto, LXPs tornam-se grandes aliadas dos gestores, pois através da AI (Inteligência Artificial), podem entender as possibilidades de evolução dos alunos em cada competência e de forma automatizada, sugerir conteúdos de reforço com o objetivo de elevar o nível de conhecimento.
Principais recursos de um LXP
Assim como um LMS, há uma infinidade de recursos que você pode encontrar em um LXP. Para simplificar as coisas para você, separamos os três principais recursos abaixo.
1 – Experiência centrada no usuário
Uma experiência centrada no usuário é qualquer coisa que torne a jornada de aprendizado mais fácil e estimulante. Como você poderia esperar, ele se concentra no conforto do aluno.
A experiência pode ser facilitada pela incorporação de jogos online, aprendizado social, personalização, gamificação e adição de narrativa ao aprendizado formal. Todos esses aspectos ajudam a criar um ótimo envolvimento do usuário.
De fato, 87% dos funcionários concordam que a gamificação os tornam mais produtivos. Como tal, os melhores LXPs são aqueles que oferecem esses recursos em seu sistema.
Os LXPs geralmente se inspiram as interfaces modernas e elegantes de sites populares de mídia ou conteúdo. Se você está em busca de um LXP, não se surpreenda ao ver os fornecedores se autodenominando ‘Netflix do aprendizado’. Essas plataformas geralmente vêm com uma poderosa funcionalidade de pesquisa, uma variedade de tipos de conteúdo e uma interface de fácil navegação.
2 – Recomendações Personalizadas
Você já foi vítima de sentir preso na “dimensão Netflix”? Você não está sozinho. Muitas pessoas parecem não conseguir parar em uma série ou filme, graças ao poderoso mecanismo de recomendação da plataforma. A Netflix sempre parece saber exatamente que tipo de programa queremos assistir a seguir e está sempre pronta com uma recomendação oportuna em sua página inicial.
Então, como eles fazem isso? A resposta é através da contextualização. Especificamente, as recomendações personalizadas fornecem intervenções de conteúdo que consideram as circunstâncias e o contexto únicos de cada usuário.
Essa é uma ótima maneira de reduzir seletivamente todo o seu conteúdo, para que ofereça apenas experiências relevantes para seus usuários finais.
Como a Netflix e Youtube, muitas LXPs podem contextualizar o conteúdo empregando inteligência artificial. Essa IA alimentará um mecanismo de recomendações que ajudará a orientar os alunos ao longo de sua jornada de aprendizado.
Além disso, as LXPs costumam utilizar chatbots para ajudar a fornecer ainda mais recomendações, onde os alunos podem “conversar” com esses robôs, compartilhar interesses e receber um novo conjunto de conteúdos de treinamento.
A melhor parte de tudo isso? Tudo é automatizado, para que os administradores e gestores possam simplesmente se concentrar em encontrar mais conteúdo para alimentar sua base de usuários sedenta de conhecimento!
3 – Interação Social
Em geral, as LXPs são fortes na promoção de experiências de aprendizagem informal. Como tal, não é de admirar que eles tenham um forte foco de aprendizagem social. Afinal, observar e replicar como os outros se comportam é uma grande parte da natureza humana. De fato, de acordo com o modelo 70:20:10, o aprendizado social é responsável por 20% de todo o conhecimento.
• Em uma LXP, você conseguirá uma experiência social completa, o que inclui:
• Colaboração por meio de feeds de notícias sociais.
• A oportunidade de conversar com especialistas.
• Interagir em grupos de discussão personalizados.
• Chat ao vivo para interação e feedback em tempo real.
O aprendizado social executado dessa maneira, naturalmente atrairá o interesse dos mais jovens, já que geração do milênio e a geração Z foram criadas em um ambiente repletos de mídia social, comunicação móvel e bate-papo por vídeo.
Quando se trata da percepção do público, uma plataforma LXP conquista alunos e gestores com maior eficiência, comparando com uma plataforma LMS tradicional, pois é uma experiência muito mais inteligente e única para todos.